Controlador microprocessador. Formato 48×48 (1/16 DIN). Fabricado com tecnologia SMT. Fornece completa interface com o operador. Protegida por uma membrana de lexan que garante proteção frontal em nível IP65; composta de um teclado de 4 teclas, duplo display com leds verdes de 4 digitos cada, 4 leds vermelhos de sinalização para as 4 saídas relé/lógica e outro 3 leds com funções programáveis, para sinalizar os vários estados de funcionamento do instrumento.
A entrada principal para a variável do processo é universal, podendo ser conectada a vários tipos de sinais: termopar, termoresistência, termistores, entradas lineares normalizadas, todos com possibilidade de linearização “custom” definida a partir do teclado. A seleção do tipo de entrada é feita unicamente do teclado frontal e não requer shunts externos para adaptação.
Uma segunda entrada analógica auxiliar do transformador amperométrico é também disponível. Com a entrada digital isolada disponível é possível selecionar o funcionamento Manual-Automático ou resetar a memória dos alarmes ou ainda habilitar a função hold. O instrumento possui até 4 saídas: relé (3A. 250V) ou lógica (12Vdc. 20mA). Há também disponível uma saída analógica em tensão ou em corrente. As funções de cada saída são livremente configuráveis pelo teclado. Além das saídas de controle e alarme podem-se ter saídas que repetem o estado da entrada digital ou de retransmissão para variável do processo, setpoint, desvio, limites de alarme e valores adquiridos da linha serial.
Uma saída adicional isolada a 10 ou 24 Vdc. 30mA máx., está disponível para alimentação de transmissores externos. A opção pela comunicação serialdisponível no RS485 padrão, permite conexão com sistemas supervisórios e CLP´s através dos dois protocolos disponíveis: GEFRAN CENCAL e MODBUS RTU. Todo o procedimento de programação do instrumento é facilitado pelo agrupamento dos parâmetros in blocos funcionais (CFG para os parâmetros de controle “In” para as entradas, “Out” para as saídas, etc.).
Além disso o instrumento pode também selecionar os parâmetros visualizados com base em sua configuração hardware, escondendo automaticamente os parâmetros não influentes.
O instrumento é fornecido com uma configuração “EASY” que possui poucos parâmetros, somente aquelas relativos ao modelo requerido e indispensáveis ao funcionamento do controlador. Deste modo basta definir o setpoint, o alarme e iniciar o selftuning com o botão indicado. O restante cabe ao 600. Para maior simplicidade de configuração, há disponível em kit de programação para PC, composto de um cabo e um programa direcionado para ambiente windows.